Henry Marcel Zalona Fernandes – Discente do PPG-MICRO
Karla Rodrigues Miranda, Daniela Sales Alviano & Rafael Silva Duarte– Pesquisadores Permanentes do PPG-MICRO
Henry Marcel Zalona Fernandes, Karla Rodrigues Miranda, Rubens Clayton da Silva Dias, Daniela Sales Alviano, Rafael Silva Duarte, Ana Carolina da Silva Carvalho
Em 11 de março de 2020 a Organização Mundial de Saúde declarou a pandemia de COVID-19. Para conter a ampla disseminação de SARS-CoV-2, coronavírus responsável pela COVID-19, medidas de restrição de contato foram adotadas, como quarentena domiciliar e fechamento de escolas. Estratégias educacionais alternativas foram então implementadas para evitar o atraso pedagógico dos alunos, como as aulas virtuais. Todavia, a aprendizagem à distância e o confinamento domiciliar podem prejudicar a saúde do aluno devido a transtornos psicológicos e interrupção de atividades físicas, entre outros fatores. O retorno às aulas presenciais é fundamental para a saúde mental e física dos alunos, mas deve ser avaliado de acordo com dados epidemiológicos locais. As desigualdades socioeconômicas em diferentes regiões do Brasil e a falta de infraestrutura básica na maior parte das escolas públicas brasileiras representam fatores de risco paraa pandemia no país.Além disso, a rede genômica da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) já identificou mais de 100 linhagens de SARS-CoV-2 entre os estados brasileiros, incluindo linhagens altamente transmissíveis relacionadas a surtos e casos mais graves.Portanto, os protocolos de reabertura de escolas devem ser elaborados de acordo com os dados determinantes de cada município brasileiro.