Ao longo de 2019, uma série de reuniões com os docentes permanentes e com a Comissão Deliberativa do Programa foram realizadas visando a elaboração de um Projeto de Autoavaliação que elencasse as bases para o plano estratégico do PPG-MICRO para 2021-2024, em consonância com o Projeto de Desenvolvimento Institucional da UFRJ.
Optou-se, em um primeiro momento, por obter um diagnóstico acerca da forma como a nossa comunidade de docentes via o nosso Programa. As respostas a este primeiro questionário de autoavaliação foram empregadas para construir uma matriz SWOT abaixo (S, forças, do inglês strenghts; W, fraquezas, do inglês weaknesses; O, oportunidades, do inglês opportunities; T, ameaças, do inglês threats) que foi submetida à validação pela nossa comunidade de docentes e discentes.
Ficou nítida a necessidade de trabalhar a sensibilização, pois somente 37% do conjunto de docentes e discentes participou nessa oportunidade. Assim, organizamos encontros on-line para discutir a autoavaliação (primeiro encontro e segundo encontro), e produzimos conteúdo explicativo sobre o processo, sua importância para o futuro do PPG-MICRO e a necessidade de participação de todos nas próximas consultas. Os vídeos foram produzidos em duas versões, uma mais longa e outra curta, para divulgação em diferentes plataformas. Em paralelo, a coordenação do PPG-MICRO fez um canal para encontros de integração (o bate papo no PPG-MICRO), para discutir assuntos caros à toda a comunidade (Jovens negros na ciência e Saúde mental na pós-graduação).
A política de autoavaliação construída a partir de então envolveu dois eixos principais: i) a produção do que foi nomeado Planejamento I, a partir da reflexão do PDI da UFRJ; e ii) do Planejamento II, a partir de uma consulta à comunidade do PPG-MICRO. Unidos em um planejamento estratégico único validado pela comunidade, o alcance das metas será monitorado constantemente, gerando condições de identificar problemas e corrigir trajetórias.
Os resultados obtidos com a consulta à comunidade (discentes, egressos, docentes permanentes, docentes não credenciados no PPG-MICRO, pós-docs e técnicos de laboratório e administrativos) por meio do Questionário I foram compilados no primeiro relatório da autoavaliação do PPG-MICRO.
Atualmente, a Comissão responsável se debruça na construção de uma proposta de Planejamento estratégico para futura validação pela comunidade do PPG-MICRO levando em conta os anseios da nossa comunidade e a responsabilidade para com a área.
O processo de autoavaliação do PPG-MICRO é liderado pela Comissão de Autoavaliação e Planejamento Estratégico (CAAPE), com a seguinte composição:
Renata Cristina Picão
Presidente da CAAPE - Profa. Associada e Vice-coordenadora do PPG-MICRO
Augusto Schrank
Membro externo - Prof. Titular da UFRGS
Caio Tavora Rachid Coelho Da Costa
Representante do Departamento de MICRObiologia Geral - Prof. Associado
Juliana Reis Cortines
Representante do Departamento de Virologia - Profa. Adjunta
Marcia Giambiagi de Marval
Representante do Departamento de MICRObiologia Médica - Profa. Titular
Marcelo Torres Bozza
Representante do Departamento de Imunologia - Prof. Titular
Gabriel Taddeucci Rocha
Representante Discente - Aluno de Doutorado
Felipe Miceli de Farias
Vice-representante Discente - Aluno de Doutorado