Educar, incentivar, crescer e inovar.
Por Beatriz Meurer Moreira e Raquel Regina Bonelli
A primeira missão do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG) é o ensino da microbiologia e dos campos correlatos que preparam um microbiologista, tanto na graduação em ciências biológicas com ênfase em microbiologia, como nos programas de pós-graduação em microbiologia e imunologia. Nestes cursos, todos com múltiplas abordagens, buscamos a formação de indivíduos com amplo embasamento científico aliado a pensamento crítico e criativo Também faz parte da nossa missão executar projetos de pesquisa com olhar voltado para as ciências básicas e aplicadas, expandido os horizontes do conhecimento e apresentando soluções para melhorar a qualidade da vida no planeta através da inovação. Para completar, tudo o que fazemos precisa se comunicar com nossa sociedade, em todos os níveis, envolvendo não somente pares e possíveis colaboradores, mas também leigos em microbiologia e imunologia com diferentes formações, crianças, adolescentes, profissionais e pesquisadores de outras áreas. Essa comunicação enriquece a troca de ideias e nos conecta com as maiores demandas da sociedade, potencializando nossas ações.
Classificamos nossas atividades em quatro grandes áreas: Imunologia, Microbiologia Geral, Microbiologia Médica, e Virologia. Essa divisão se estrutura em diferentes departamentos e facilita a administração de tarefas, mas as áreas são interconectadas. Frequentemente um projeto de pesquisa, uma disciplina, ou um projeto de extensão envolve docentes, servidores técnico-administrativos e alunos de áreas diferentes porque os assuntos são multifacetados ou o tema se encontra em interfaces.
Já formamos 480 microbiologistas na graduação e cerca de 1000 mestres e doutores nos dois Programas de Pós-Graduação vinculados ao IMPG. Nossa produção científica é divulgada em forma de artigos publicados em importantes revistas. Também conduzimos muitos projetos executados em parceria com renomadas instituições internacionais. A quase totalidade dos docentes do IMPG participa de projetos de extensão envolvendo também alunos de graduação e pós-graduação. Atendemos a inúmeras demandas por entrevistas, “lives”, e artigos de comunicação nas mídias. Além disso tudo, os docentes do IMPG mantêm parcerias com empresas do setor público e privado, para o desenvolvimento de produtos, estudos epidemiológicos, e pesquisa direcionada para algum interesse comum.
Somos uma comunidade pujante!