A equipe do Departamento de Virologia é composta de 11 docentes-pesquisadores que têm como motivação o ensino e a pesquisa em Virologia. As linhas desenvolvidas envolvem pesquisa básica e aplicada, incluindo vírus transmitidos por mosquitos, vírus de plantas, vírus entéricos, oculares, respiratórios e o HIV. Outras linhas de pesquisa envolvem o estudo de compostos com atividade antiviral, contra vários tipos de vírus, inclusive os vírus Herpes, vírus Influenza e HIV. A extensão objetiva a popularização do conhecimento científico em Microbiologia e Virologia, levando esse conhecimento aos professores e alunos de ensino fundamental e médio e à população de maneira geral. Além disso, professores do Departamento são responsáveis pela disciplina Microbiologia, oferecida aos alunos de Educação à Distância do consórcio CEDERJ. Nossas pesquisas são financiadas por agências financeiras nacionais como CNPq (Projeto Universal, Projeto Milênio e Temáticos) e FAPERJ (Projeto PPSUS, Projeto Pensa Rio, Jovem Cientista do Nosso Estado). O nosso Departamento desenvolve colaborações nacionais e internacionais, com o envio de alunos para o exterior, para aperfeiçoamento de técnicas, assim como para complementação da educação. Estas colaborações nos permitem fazer pesquisa relevante para o estudo da Virologia em nosso país e no mundo.

Coordenação de Virologia

Chefe de Departamento: Luciana Barros de Arruda