O Departamento de Microbiologia Geral possui 24 linhas de pesquisa, abrangendo duas áreas principais: MICROBIOLOGIA GERAL (Bioquímica e Genética) e MICROBIOLOGIA AMBIENTAL. Com importante participação no desenvolvimento científico nacional, lidera pesquisas nas áreas de biologia celular, bioquímica de microrganismos, glicobiologia, quimioterapia experimental, produção de vacinas, micologia e biologia molecular de microrganismos (associados a alimentos, de interesse médico, com importância industrial e na agricultura). Além disso, desenvolve pesquisas em ecologia microbiana e molecular, microbiologia do petróleo, biodegradação de compostos xenobiônticos, biomineralização, produção de enzimas de interesse e diversidade de microrganismos em ambientes terrestres e aquáticos.

Estas pesquisas são, na sua maioria, apoiadas por auxílios provenientes de agências financeiras nacionais como CNPq (Projeto Universal, CT-Infra, Temáticos, Bolsa Prêmio), FAPERJ (Cientistas do Nosso Estado e outros), FINEP e Programa PRONEX, PROAP, ALV, FUJB, CAPES, PETROBRAS e FORT-DODGE, além de internacionais (Mercado Comum Europeu, STINT e JNICT). Além disso, os professores-pesquisadores do Departamento mantêm várias colaborações com instituições de pesquisa nacionais (São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Paraná, Pará e Goiás) e internacionais (EUA, Alemanha, Inglaterra, Portugal, França, Holanda, etc), o que tem propiciado o intercâmbio entre alunos de Pós-graduação. Nos últimos anos, vários alunos de Mestrado e/ou Doutorado desenvolveram experimentos relativos às suas teses nestas instituições e alunos destas vieram fazer parte de seus trabalhos experimentais em nosso Departamento. A colaboração com outros grupos dentro e fora da UFRJ é uma característica dos docentes deste departamento, contribuindo assim para a formação de recursos humanos altamente qualificados. Nos últimos cinco anos o Departamento de Microbiologia Geral contribuiu de maneira acentuada na produção científica do Instituto de Microbiologia da UFRJ, perfazendo mais de 270 publicações em revistas de circulação internacional, a maioria com a participação de alunos de Pós-graduação e Graduação.

Coordenação de Microbiologia Geral

Chefe do Departamento: Profa. Daniela Sales Alviano