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Coordenação: Carolina Neumann Klein

Incentivar a curiosidade dos estudantes do ensino fundamental em relação aos micróbios;

  • Demonstrar a presença de micróbios no ambiente através da microscopia ótica;
  • Ilustrar a biodiversidade dos micróbios através das características morfológicas;
  • Discutir os serviços ambientais relacionados aos micróbios.
  • Desconstruir a imagem dos microrganismos como causadores de doenças e construir uma nova imagem, que inclui uma incrível diversidade de formas, cores e funções, além de vários serviços ambientais, como a degradação de matéria orgânica, a fotossíntese e a fixação de nitrogênio.
  • Motivar os estudantes para o estudo de Ciências, assim como de outras disciplinas.

Ação cadastrada no SIGA.

Coordenação: Fernanda de Avila Abreu (fernandaaabreu@micro.ufrj.br)

O projeto tem como objetivo a apresentação de temas relacionados à Microbiologia a alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e integrantes de suas famílias, de forma a quebrar mitos e esclarecer questões do cotidiano. Os conceitos apresentados no curso são: (1) a definição de microrganismos; (2) onde são encontrados; (3) sua importância para o homem; (4) a participação dos microrganismos em processos naturais; (5) a participação dos microrganismos em processos industriais; (6) a participação dos microrganismos na doença; (7) procedimentos ideais no manuseio de alimentos e de higiene que contribuem para a manutenção da saúde familiar. Durante o projeto os alunos serão estimulados a desenvolver experimentos simples para demonstração da presença de microrganismos em todos os ambientes, da participação dos microrganismos na produção de alimentos e da eficiência de processos de desinfecção e esterilização utilizados no cotidiano familiar. Ao final do projeto os alunos apresentarão os temas abordados nos experimentos para seus familiares. Nos últimos anos, devido a restrições orçamentárias, as atividades lúdicas foram incluídas nas atividades do projeto, nas quais jogos com embasamento científico, desenvolvidos por alunos de graduação da UFRJ, são utilizados como ferramentas de diversão e apropriação do conhecimento
científico. 

Número de vagas: 15 

Carga horária: 90

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Coordenação: Maulori Curie Cabral (maulori@micro.ufrj.br)

Considerando o fato de ¾ da superfície do planeta Terra serem constituídos pelos oceanos, imagina-se as oportunidades criadas no âmbito da Agricultura Marinha, particularmente, pelo cultivo de macroalgas (Rodófitas), pois estes são os organismos fotossintetizantes que geram a maior quantidade de biomassa por hectare/ano, se comparados com outros sistemas vegetais. com as vantagens de: não ocupar terras agricultáveis, dispensar a necessidade de água para irrigação, nem precisarem de agrotóxicos. Relacionando Economia Verde com as Macroalgas, estas podem ser usadas com grande vantagem para seqüestrar gás carbônico e assim neutralizar o efeito estufa no planeta. Uma vez usadas como sequestradoras de CO2, a biomassa de macroalgas produzida constitui uma fonte natural de biofertilizante que favorece a agricultura como um todo, deste o plantio para obtenção de alimentos como para biocombustíveis. As macroalgas, como suporte de trabalho, atendem a todos os quatro princípios que regem a sustentabilidade, pois trata-se de um tipo de empreendimento ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso.

Número de vagas: -

Carga horária: -

  • sbctacnpqfaperjcapespetrobrassbm
  • rede de tecnologiafinep 2agencia de inovacaosebraeembrapanpi
  • projeto coralperiodicosCurta Logo Print 2cienciacommicrobios
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