Por Thaïs Cristina Baeta Soares Souto Padrón
Esta micrografia é uma Microscopia eletrônica de varredura mostrando a interação do Trypanosoma cruzi , o agente etiológico da Doencas de Chagas, com a célula hospedeira representada por células epiteliais. É possivel observar que a célula hospedeira lança inúmeros prolongamentos denominados filopódios sobre o parasito, mostrando uma participação ativa da célula no processo de adesão do parasito à sua superfície.
Por Ulysses Lins Professor do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Esta micrografia é um Micro-organismo multicelular magnetotátic encontrado na Lagoa de Araruama no Estado do Rio de Janeiro. O micro-organismo é formado por várias células bacterianas que se distribuem de maneira altamente organizada, os filamentos representam os flagelos responsáveis pelo movimento.
"Espécies do protozoário do gênero Phytomonas são agentes etiológicos de doenças em plantações importantes do ponto de vista econômico na América Central e do Sul. Estes parasitos são transmitidos aos vegetais através da saliva de percevejos (hemípteros fitófagos) infectados. Esta figura, obtida por microscopia eletrônica de varredura, demonstra a interação do parasita de tomate, Phytomonas serpens (SETAS), com a glândula salivar(Asteriscos) do hemíptero fitófago Oncopeltus fasciatus. Estudos em andamento sobre os aspectos moleculares que medeiam essa interação serão de grande importância para elaboração de estratégias que visem bloquear o ciclo de vida e impedir a transmissão destes parasitos de insetos para plantas e vice-versa."
Autor: Thiago Luiz Alves e Silva