Logo do Site

foto banner

O PROFNIT é um curso de Mestrado Profissional, promovido pelo Fórum Nacional dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), oferecido nacionalmente e compreende todas as regiões do Brasil.

O PROFNIT® opera por meio de uma Rede Nacional formada por Pontos Focais distribuídos em todo o território nacional, cobrindo todas as regiões do Brasil. Os Pontos Focais são Instituições de Ensino Superior (IES) que matriculam os alunos, emitem diplomas e se responsabilizam por toda a disciplina acadêmica. As Instituições Associadas são organizações que disponibilizam docentes para atuar em um dos Pontos Focais do seu arranjo local. A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é a Sede desde 2016.

Os alunos não pagam anuidades e os professores não recebem, sendo uma contribuição social da FORTEC (Associação Brasileira de Gerentes de Inovação e Transferência de Tecnologia - www.fortec.org.br), e sendo co-financiado pelo governo brasileiro e por outras organizações.

O objetivo do PROFNIT é a formação de recursos humanos em nível de mestrado profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos ambientes promotores de inovação nos diversos setores acadêmico, empresarial, governamental e organizações sociais.

O público-alvo do PROFNIT é constituído de profissionais graduados dos NITs que atuam em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Inovação Tecnológica, servidores de Instituições de Ensino, profissionais da área do Direito, profissionais que que atuam em Inovação e Gestão da Inovação.

Como membro do FORTEC desde a sua fundação, a UFRJ é uma das instituições que foram consultadas sobre o interesse em integrar o PROFNIT. As instituições associadas à UFRJ são a UEZO, UFRRJ, CEFET e INPI. A sede do Ponto Focal UFRJ está localizada no Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPPG).

A área de concentração é única: Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.

As Linhas de Pesquisa são:

  • Estudos analíticos e práticos sobre as competências dos NITs e sua política institucional de inovação tecnológica de acordo com o arcabouço legal e políticas setoriais.
  • Estímulo à proteção das criações, resultados de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, busca de anterioridade, processamento e manutenção dos títulos de PI nas diversas áreas do conhecimento.
  • Transferência de tecnologia nas suas diversas formas e nos vários setores estruturantes e seus inter-relacionamentos, identificação de nichos de mercado e ambientes de inovação de base tecnológica e suas interações sistêmicas, empreendedorismo, identificação de gargalos e de oportunidades de mercado para transferir tecnologia adequadamente (inteligência competitiva), visando seu uso pela sociedade e contribuindo para o desenvolvimento e crescimento econômico nas esferas local, regional e global, melhorando as condições de vida da população, alavancando o Produto Interno Bruto (PIB) e impulsionando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
  • sbctacnpqfaperjcapespetrobrassbm
  • rede de tecnologiafinep 2agencia de inovacaosebraeembrapanpi
  • projeto coralperiodicosCurta Logo Print 2cienciacommicrobios
Topo