29 05 Microbiologia Noticia4Por Ester Palermo Maia. Aluna do curso de graduação em Ciências Biológicas Microbiologia e imunologia, 7º período. Matéria escrita na disciplina de extensão de integração acadêmica do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas: Projeto de Extensão Ciência com Microbios. Creditação da extensão no Instituto de Microbiologia.

A microbiota vem sendo alvo de um número considerável de estudos, especialmente a gastrointestinal. Esses artigos abordam como o microbioma intestinal pode modular o comportamento cerebral por intermédio do eixo microbiota-intestino-cérebro. A conexão seria por meio do nervo vago, tendo influência no sistema imune, desenvolvimento cognitivo e comportamento de indivíduos. Recentemente, algumas hipóteses vêm sendo formuladas buscando uma relação entre a microbiota e o desenvolvimento de doenças psiquiátricas, como a bipolaridade e a esquizofrenia.

A esquizofrenia é uma doença cerebral crônica cujas causas ainda não foram elucidadas, porém, acredita-se que fatores genéticos e ambientais contribuem para sua ocorrência. Além disso, o estresse pode ser o responsável por desencadeá-la. Ela tem como sintomas alucinações, delírios, problemas de concentração e ausência de motivação. Normalmente, a pessoa realiza um tratamento que dura por toda a sua vida uma vez que a doença não tem cura.

Por muito tempo cientistas buscaram encontrar outras características para um diagnóstico precoce da doença melhorando a responsividade ao tratamento. Uma das hipóteses formuladas baseou-se na influência da microbiota nesses casos, após a realização de experimentos envolvendo a microbiota e depressão. Com o objetivo de esclarecer isso, foram realizados alguns experimentos comparativos entre o grupo controle e os portadores da doença e também por meio do transplante fecal de pacientes com o distúrbio para camundongos germ-free(livres de germes). Os resultados do primeiro, demonstraram que os pacientes com esquizofrenia apresentam menor diversidade microbiana em seu trato gastrointestinal, e os resultados do transplante referem diminuição de vias do metabolismo de  lipídios e aminoácidos.

Os resultados traçam um caminho favorável para a chegada à elucidação de um possível fator causador dessa doença. Sendo assim, a esperança de um prognóstico favorável para uma doença com grandes implicações no estilo de vida daqueles acometidos por ela, é lançada.

Referências

Fengli Lv,Suling ChenLina WangRonghuan JiangHongjun TianJie LiYudong Yao and Chuanjun Zhuo. The role of microbiota in the pathogenesis of schizophrenia and major depressive disorder and the possibility of targeting microbiota as a treatment option.

Peng Zheng, Benhua Zeng, Meiling Liu, Jianjun Chen, Junxi Pan, Yu Han, Yiyun Liu, Ke Cheng, Chanjuan Zhou, Haiyang Wang, Xinyu Zhou, Siwen Gui, Seth W. Perry, Ma-Li Wong, Julio Licinio Hong Wei and Peng Xie .The gut microbiome from patients with schizophrenia modulates the glutamate-glutamine-GABA cycle and schizophrenia-relevant behaviors in mice