Logo do Site

Coordenação: Gabriella da Silva Mendes (gabriella_mendes@micro.ufrj.br)

Trata-se de um evento anual, organizado pelos alunos de graduação do curso de “Bacharelado em Ciências: Microbiologia e Imunologia”, cujo preparo se inicia a partir do término do evento anterior. O desenvolvimento de evento se inicia com a definição da equipe discente, docente e técnico administrativa que será responsável pela organização do evento e, para tal, são realizadas reuniões periódicas entre os alunos candidatos e os docentes envolvidos para definição do número e identificação dos participantes. Em seguida, inicia-se uma série de reuniões mensais para definição do cronograma de atividades, incluindo as escolas e demais instituições participantes, o número de palestras e mini-cursos, definição das áreas a serem abordadas nessas palestras/cursos e dos profissionais da área a ser convidados para o evento. Em paralelo, os discentes envolvidos realizarão os convites as escolas que enviarão seus alunos e professores, aos profissionais participantes, através de reuniões para apresentar os objetivos do evento e definir o tema das palestras e/ou mini-cursos. Além disso, uma vez definido o cronograma, os membros da comissão organizadora buscarão possíveis parceiros  patrocinadores, o que também ocorrera através de reuniões para explicar os objetivos do evento e a importância do patrocínio. Os estudantes serão responsáveis, ainda, pela elaboração de folders, cartazes de divulgação, e pela divulgação através de redes sociais. 

Parte do evento consiste na apresentação de trabalhos científicos por estudantes de graduação, em forma de pôsteres, os quais serão avaliados por membros docentes da Unidade e estarão disponíveis para discussão com a comunidade. A definição do número de pôsteres, área de apresentação, docentes envolvidos, método de avaliação e premiação também envolve participação de todos os membros participantes, bem como a confecção dos certificados de participação e premiações. Finalmente, o evento tem uma duração de uma semana, diariamente, de 8 as 17h, totalizando 40h, nas quais os membros da comissão organizadora precisarão receber os convidados e público alvo, organizar as áreas de apresentação de palestras, assistir as palestras/mini-cursos, apresentar seus próprios trabalhos científicos, e distribuir os certificados, participando integralmente de todo o evento.

Número de vagas: 30

Carga horária: 180h

  • sbctacnpqfaperjcapespetrobrassbm
  • rede de tecnologiafinep 2agencia de inovacaosebraeembrapanpi
  • projeto coralperiodicosCurta Logo Print 2cienciacommicrobios
Topo