Na próxima terça-feira, 10 de março de 2020, receberemos a jornalista Luiza Caires, para uma palestra e oficina de produção de textos. A palestra, intitulada "Divulgando a ciência da universidade: compartilhar, aproximar e empolgar", é aberta ao público e será no Anfiteatro do Instituto de Microbiologia às 13h.
A oficina será no Anfiteatro a partir das 14h. O número de vagas é limitado. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail: lobol@micro.ufrj.br.
Oficina de produção de texto: Press release
Também chamado de aviso ou sugestão de pauta, o press release é uma ferramenta útil para sugerir uma assunto como pauta aos jornalistas. Trata-se de um texto resumindo um assunto muito bem apresentado que poderia virar uma reportagem. Tradicionalmente, são as assessorias de imprensa que cumprem este papel. No contexto da pesquisa científica, nem sempre é possível contar com ajuda de um profissional para fazer isso, mas o próprio pesquisador pode aprender a produzir este material. Nesta oficina ensinaremos as noções básicas e a melhor forma de produzir um release: o que pode ou não ser pauta, o que o release deve conter, formato, estilo, etc. Como atividade prática, distribuiremos alguns artigos para que os alunos produzam, em pequenos grupos, um esboço de press release, a partir das orientações. A oficina será ministrada por Luiza Caires. Ela é jornalista, mestre em Comunicação e editora de Ciências do Jornal da USP, trabalhando há vários anos com divulgação científica.
Sobre a palestrante
Luiza Caires é jornalista e mestre em Comunicação pela USP. Trabalha há quase 15 anos com divulgação científica. Foi repórter da Agência USP de Notícias, produziu conteúdo de ciências e tecnologia para publicações da Editora Abril e Folha de S. Paulo. Foi repórter e editora do Portal da USP e atualmente é editora de Ciências do Jornal da USP (jornal.usp.br), onde produz e edita em reportagens, podcasts, vídeos de ciências para o Canal USP, e conteúdo para as mídias sociais Ciência USP. Tem realizado palestras e treinamentos em divulgação científica para o público acadêmico da USP e de outras universidades.