16 06 microbiologia novidades PraiaFundaoA UFRJ na Cidade Universitária vem interferindo de diferentes formas na vida da população do Rio de Janeiro, principalmente daqueles que habitam seu entorno, que é composto principalmente por uma população de baixa renda. Nele existe uma ampla área de recreação e esportes ao ar livre, que são utilizadas por moradores das comunidades e municípios vizinhos. Apesar desta estrutura de lazer, a condição de Ilha e potencial das praias é pouco explorado, principalmente pela reconhecida contaminação das praias do interior da baía da Guanabara. A diversidade e beleza das praias representam uma das principais características do Rio de Janeiro, que na Ilha do Fundão não é diferente. Estas mostram belos e diferentes ângulos da cidade podendo servir de opção de lazer ou roteiro turístico para a população. O projeto tem como objetivo valorizar as faixas de areia das praiaotográfico. Os resíduos são analisados gravimétricamente e parte será e parte é selecionada para reciclagem e criação de peças de arte. Faz parte do projeto o monitoramento microbiológico e parasitológico das águas superficiais, do subsolo e da areia. O plantio de com espécies da região é realizado com apoio da Prefeitura Universitária. Ações de identificação da praia com o uso de placas e orientação ambiental aos usuários serão implementadas.

Informações:

Número de vagas: 50
Carga horária:
Coordenador: Prof. Marco Miguel
Contato: marco.miguel@micro.ufrj.br

Confira as fotos abaixo:

Praia antes da limpeza Planejamento Reunião com equipe da Comlurb
Estudo de gravimetria dos resíduos Equipe participante Apos limpeza IMPG Pref Universitária e Comlurb
entrevista