O projeto "Aprender a lavar as mãos previne doenças" teve início em 2017 e foi idealizado por professoras do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes. Inicialmente o projeto foi feito pensando nos alunos dos cursos de Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia e da Enfermagem, mas hoje conta com a participação de alunos de vários cursos de graduação da UFRJ. Atualmente, o projeto é coordenado pelos professores: Bernadete Teixeira Ferreira Carvalho, Leonardo Rocchetto Coelho, Marinella Silva Laport, Rosana Barreto Rocha Ferreira e Regina Maria Cavalcanti Pilotto Domingues. Antes da pandemia, o projeto acontecia na sala de espera do ambulatório do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) na UFRJ. Lá, a equipe do projeto ensina os responsáveis e os pacientes pediátricos a forma correta de lavar as mãos e explica, para todos, a importância desse ato através de jogos e demonstrações práticas. O objetivo é conscientizar as pessoas que um ato simples e fácil pode ajudar a prevenir doenças e a salvar vidas!
Um diferencial do projeto é a acessibilidade das informações para deficientes auditivos. Os vídeos produzidos são traduzidos para Libras e legendados. Desta forma o projeto tem alcançado grupos que são muitas vezes esquecidos nas divulgações de informações. Julianna Camile, uma ex-aluna do nosso curso e participante voluntária do projeto, é intérprete e nos disse que compartilhou um dos vídeos no facebook de uma comunidade surda e em menos de 24h teve quase 500 visualizações. Dados como esses só reformçam a importancia do trabalho realizado pelo projeto.
Durante a pandemia, o projeto está acontecendo através da divulgação de vídeos e conteúdo online sobre o papel da lavagem correta das mãos e do uso consciente de máscaras na prevenção de infecções pelo novo coronavírus. Para acessar essas informações, visite nosso Instagram, clicando AQUI.
Veja abaixo o vídeo produzido pela equipe do projeto sobre o coreto uso de máscara:
Veja abaixo algumas fotos das atividades do projeto: