cyclovirus paperPor Renata Mendonça  Campos

Professora do Instituto de Microbiologia, Departamento de Virologia

Nature- Scientific Reports/4:7552/Doi 10.1038 /srep07552

Os Cyclovirus (CyCVs) foram, recentemente, propostos como um gênero dentro da família Circoviridae. São vírus não envelopados com genoma DNA fita simples circular. Um número crescente de estirpes de CyCVs foram detectados em mamíferos (homens, chimpanzés, bovinos, caprinos, suínos, ovinos, morcegos e camelos), em aves (galinhas e patos) e em insectos (libélulas e baratas da espécie Eurycotis floridana). Apesar de uma elevada diversidade genética, a transmissão cruzada entre espécies parece provável, pelo menos em mamíferos. No entanto, em contraste com os circovirus, a importância da infecção por CyCV para o desenvolvimento das patologias permanece obscura. CyCVs têm sido relacionados com infecções respiratórias e neurológicas em seres humanos. A presença do vírus foi demonstrada no soro, fezes ou líquido cefalorraquidiano (LCR) de pacientes com paralisia flácida aguda, paraplegia ou suspeita de infecção do sistema nervoso central no Paquistão, Tunísia, Malawi e nas regiões Sul e Central do Vietnã. Gerou um interesse particular a descrição de uma alta taxa de detecção da espécie Vietnã CyCv (Cycv-VN) nas fezes de suínos e de frango da mesma área com evidências de seres humanos infectados. Neste estudo, a presença de Cycv-VN e estirpes “Cycv-VN-like” foram detectadas em amostras de fezes humanas de Madagascar e em fezes de suínos de Camarões, mostrando que a distribuição geográfica estende-se muito além do sul e centro do Vietnã como se pensava originalmente.