O Simpósio Internacional sobre as doenças causadas por Streptococcus agalactiae (ISSAD, “International Symposium on Streptococcus agalactiae Disease”) é uma conferência internacional bienal dedicada aos estreptococos do grupo B (GBS, “Group B Streptococcus”). O GBS é uma bactéria que pode estar presente na região anovaginal de até 30% das mulheres sem causar sintomas. Entretanto, ela pode levar a infecções potencialmente ameaçadoras para os recém-nascidos, incluindo meningite, pneumonia e sepse.
O ISSAD inaugural ocorreu na Cidade do Cabo, África do Sul, em 2018. Esse simpósio foi o primeiro a reunir partes interessadas, especialistas e estudantes nos vários campos de GBS. A segunda edição do evento ocorreu em Londres, Reino Unido, em 2021. Essa edição foi realizada de forma online e, através de uma plataforma completa e interativa, foi possível abordar tópicos como o fardo associado à doença por GBS, desafios na epidemiologia e desenvolvimento de uma vacina. Este último é um objetivo incluído na agenda da Organização Mundial de Saúde e considerado por esta como medida essencial para eliminar a meningite do mundo.
A terceira edição do ISSAD ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, entre 16 e 18 de outubro de 2023. Essa próxima conferência está sendo organizada pelas professoras Tatiana Pinto e Lucia Teixeira, ambas do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da UFRJ, e conta com suporte financeiro da Faperj, do CNPq e da Fundação Bill e Melinda Gates. A inscrição e a submissão de resumos já estão abertas, e mais informações podem ser encontradas no site, AQUI . Também serão oferecidas bolsas de viagem para pesquisadores em início de carreira ou provenientes de países de baixa e média renda.
Durante ISSAD 2023 participantes de todo o mundo estarão juntos discutindo soluções para a melhoria da saúde materna e neonatal e prevenção da doença causada por GBS, com objetivo de ajudar a desenhar um futuro saudável e igualitário no qual mães e recém-nascidos irão não apenas sobreviver, mas prosperar.