O professor Marco Miguel, diretor adjunto de Inovação e Carreira do IMPG está semanalmente no programa Santa Ajude-se dando dicas de higiene e limpeza para os telespectadores. No programa apresentado pela “Personal Organizer“ Micaela Góes, que é neta do fundador do Instituo de Microbiologia Paulo de Góes, orienta a organização de um cômodo da casa, normalmente tomado pela bagunça e necessitando de cuidados na limpeza.
É aí que entram as dicas do professor Marco Miguel. Ele fala dos perigos do convívio com a sujeira e outros riscos ocupacionais, e principalmente como resolver os problemas. Esta não é a primeira vez em que o professor participa do programa. Em 2015, quando o programa se chamava “Santa Ajuda”, ele participou de duas temporadas, em um total de 26 episódios. Agora em 2020 o nome mudou para Santa Ajude-se. Em decorrência da pandemia, os apresentadores dão as dicas para os donos da bagunça pela internet, que sozinhos precisam resolver o problema. Os apresentadores também estão tendo que se virar sozinhos. Enquanto recebem orientações dos diretores e produtores pela internet, são auxiliados por familiares em casa para fazer maquiagem, organização do “set” e filmagem. A apresentadora principal, Micaela Góes, está sendo auxiliada pela irmã e atriz Georgiana Góes, enquanto o professor Marco Miguel conta com a ajuda de sua filha Carolina Miguel.
Serão dez episódios com diferentes famílias e problemas dos mais variados. Em todos os episódios o IMPG é citado como local de trabalho do professor. O programa vai ao ar toda terça feira às 21:45h no canal de tv a cabo GNT, com reprises em diferentes horários.