Logo do Site

MicroNews

Apresentação

Esse novo veículo de informação trará comunicados breves de forma ágil, com objetivo de aumentar o fluxo de informação no Instituto e incentivar a participação com envio de notas informativas para aumentar a interação entre seus diferentes públicos que copõem eu corpo social.

MICRONEWS será produzido quinzenalmente, dessa forma, as notas podem ser enviadas para o e-mail: micronews@micro.ufrj.br. Importante reforçar que trata-se de um informativo interno, que veiculará informações que impactam o cotidiano do Instituto. 

No entanto, caso haja interesse dos departamentos em trabalhar alguma informação, direcionando-a para os veículos das empresas de comunicação, “grande mídia”, será necessário que coloque essa observação no e-mail, indicando os melhores horários para responder a esses veículos e um número de contato.
A assessoria de comunicação do IMPG acompanhará todo o trabalho de divulgação, e o apoio à entrevista, caso o pesquisador julgue necessário.

Alane Beatriz Vermelho
Direção IMPG
Andréa Pestana C. Freitas
Assessoria de Comunicação IMPG


ccsA direção da Biblioteca do Centro de Ciências da Saúde solicitou a direção do instituto que delegou esta responsabilidade aos especialistas nos assunto, os professores Sérgio Fracalanzza e Kátia Regina dos Santos (vice-diretora do IMPG), uma avaliação sobre o nível de contaminação microbiana em seus ambientes.

Professor Fracalanzza, após coleta de grande quantidade de material de diferentes lugares da Biblioteca, utilizando técnicas de ponta e análise minuciosa, definiu a situação como alarmante, dado à quantidade e diversidade de fungos coletados em seus ambientes: subsolo, local dos escritórios, sala de refeição de seu corpo técnico, entrada e auditório.

 

Seria necessária uma desinfecção geral, rearrumação do seu acervo, recuperação de seus espaços e investimento em sistema apropriado de ventilação.

collage fungos

Placas com fungos coletados na Biblioteca do CCS

O Prof. Fracalanzza reforçou a importância de que todo o Centro de Ciências da Saúde se mobilize para que a recuperação do espaço da Biblioteca leve menos tempo possível. Segundo o professor, o investimento inicial será elevado, posto que a recuperação de todo o acervo da Biblioteca, levando-se em conta as obras raras, representa pelo menos, dois mês de trabalho ininterrupto.

Importante esclarecer que o ambiente propicio para os fungos é justamente onde existe acúmulo de papéis, no entanto, a simples presença de fungos não coloca em risco a saúde das pessoas. Somente quando se observa uma grande quantidade de fungos, que se proliferam na umidade e na poeira, é que se deve realizar uma análise do ambiente para verificar se existe a presença de fungos patogênicos, que põem em risco a saúde dos que frequentam esses ambientes.

A parceria entre o IMPG e a Biblioteca do Centro de Ciências da Saúde seguirá após a recuperação do ambiente, por meio de análises mensais e acompanhamento do índice de fungos em seus espaços.
O relatório com as análises levantadas pelo IMPG será entregue à Decania do centro de ciências da saude.

  • sbctacnpqfaperjcapespetrobrassbm
  • rede de tecnologiafinep 2agencia de inovacaosebraeembrapanpi
  • projeto coralperiodicosCurta Logo Print 2cienciacommicrobios
Topo