Logo do Site

MicroNews

Apresentação

Esse novo veículo de informação trará comunicados breves de forma ágil, com objetivo de aumentar o fluxo de informação no Instituto e incentivar a participação com envio de notas informativas para aumentar a interação entre seus diferentes públicos que copõem eu corpo social.

MICRONEWS será produzido quinzenalmente, dessa forma, as notas podem ser enviadas para o e-mail: micronews@micro.ufrj.br. Importante reforçar que trata-se de um informativo interno, que veiculará informações que impactam o cotidiano do Instituto. 

No entanto, caso haja interesse dos departamentos em trabalhar alguma informação, direcionando-a para os veículos das empresas de comunicação, “grande mídia”, será necessário que coloque essa observação no e-mail, indicando os melhores horários para responder a esses veículos e um número de contato.
A assessoria de comunicação do IMPG acompanhará todo o trabalho de divulgação, e o apoio à entrevista, caso o pesquisador julgue necessário.

Alane Beatriz Vermelho
Direção IMPG
Andréa Pestana C. Freitas
Assessoria de Comunicação IMPG


microbiome projectOs professores Diogo Jurelevicius e Lucy Seldin fazem parte do Projeto do Microbioma da Terra, iniciativa que tenta caracterizar sistematicamente a diversidade microbiana taxonômica e funcional em escala global – O Earth Microbiome Project – EMP é coordenado pelos pesquisadores Jack Gilbert (University of Chicago Medicine), Rob Knight  (University of California San Diego) e Janet Jansson (Pacific Northwest National Laboratory).

O Projeto tem colaboração de mais de 300 pesquisadores no mundo inteiro, e recentemente, o EMP publicou seus primeiros resultados em sua publicação: A Communal Catalogue Reveals Earth’s Multiscale Microbial Diversity, que traz a meta análise de dados da diversidade bacteriana obtidos em 100 estudos científicos individuais e que representam, no total, mais de 27.000 amostras de organismos e ambientes coletadas ao redor mundo. Esse estudo representa, até a presente data, o maior macro estudo do mundo microscópico já publicado.

O objetivo do EMP é ir além do que foi reportado nesse primeiro trabalho, assim, continuar a alimentar o banco de dados com novas amostras, cuja meta é atingir um número de 200.000 amostras analisadas.

O estudo pretende ainda incluir análises da comunidade fúngica e análise de sequenciamento metagenômico das diferentes amostras já previamente analisadas, produzindo não apenas mapas da distribuição global microbiana, mas também um Atlas Global de Genes (Caminhos Metabólicos) Microbianos.

  • sbctacnpqfaperjcapespetrobrassbm
  • rede de tecnologiafinep 2agencia de inovacaosebraeembrapanpi
  • projeto coralperiodicosCurta Logo Print 2cienciacommicrobios
Topo