29 04 Microbiologia DestaqueÉ com pesar que comunicamos o falecimento do professor Ítalo Suassuna, aos 89 anos, ocorrido na manhã da sexta-feira dia 24/4. Prof. Ítalo era natural do Rio Grande do Norte onde formou-se em Farmácia e depois graduou-se em Medicina pela Universidade do Brasil (hoje UFRJ), no Rio de Janeiro.

Trajetória

Prof. Ítalo era Professor Adjunto do Instituto de Microbiologia da UFRJ, onde atuou de 1957 a 1993, exercendo a chefia do departamento de Microbiologia Médica por muitos anos e teve, como professor e orientador de  dezenas de estudantes de pós-graduação de todas as regiões do Brasil, um papel fundamental no desenvolvimento científico da Instituição, particularmente na área de pesquisa de sua predileção, as Enterobactérias, juntamente com sua esposa a Dra. Ivone Rocco Suassuna. Em 1965 prestou concurso para a Cátedra de Microbiologia na Faculdade de Ciências Médicas da então Universidade do Estado da Guanabara, hoje Universidade Estadual do Rio de Janeiro, onde ficou até 1993, quando se aposentou e foi agraciado com o título de Professor Emérito.

Prof. Ítalo teve também papel destacado na fundação da Sociedade Brasileira de Microbiologia juntamente com o Dr. Joaquim Travassos, tendo assumido a secretaria da primeira diretoria da SBM, então presidida pelo Prof. Genésio Pacheco. Sua participação também foi atuante na fundação da Revista de Microbiologia (hoje Brazilian Journal of Microbiology), sendo editor, juntamente com o Prof. Luiz Rachid Trabulsi do Volume 1, nº 1 da Revista em 1970.

A sua vasta atuação no campo da Microbiologia Médica, tanto do ponto de vista científico como de formação de recursos humanos foi fundamental para o desenvolvimento da Microbiologia brasileira e sempre será lembrada por todos.

O Instituto de Microbiologia Paulo de Góes se solidariza com a família, amigos e ex-alunos do Prof. Ítalo neste momento triste para todos.