07 11 microbiologia destaque impgnovadirecao

No dia 22 de outubro professora Beatriz Meurer assinou o termo de posse da direção do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes. A cerimônia contou com a presença do Vice-Reitor, professor Carlo Frederico Leão Rocha, do Decano, Jose Eurico Nassiud, e da Vice-Diretora Raquel Regina Bonelli.

Na presença do corpo social do Instituto a nova diretora, professora Beatriz Meurer, agradeceu a oportunidade de estar à frente do Instituto durante os próximos quatro anos, e se comprometeu a trabalhar para que sua excelência na formação e na pesquisa, tenha cada vez mais o reconhecimento da comunidade universitária e também das instituições de ensino e pesquisa externas à UFRJ . Para a professora Beatriz, a pujança do IMPG é notável, fato que a anima e reforça ainda mais o grau de sua responsabilidade.

A Vice-diretora, professora Raquel Bonelli, reforçou o compromisso com excelência e enfatizou seu sentimento de gratidão pela confiança e encorajamento com que sua relação com o corpo docente do Instituto vem sendo pontuada desde sua formação. Professora Raquel destacou também elementos como a diversidade, a inquietação e a busca incessante pela qualidade como diferenciais do IMPG.

Outro ponto importante de seu discurso foi referente às novas estratégias didáticas e à inovação com ênfase na tecnologia, para Bonelli o Instituto encontrará formas próprias e autênticas para responder a esse e demais desafios que se colocarão na ordem do dia, trazidos pela velocidade com que ocorrem as mudanças em nossos tempos.

O Decano do Centro de Ciências da Saúde, professor Luis Eurico Nassiud, externou a sua satisfação em participar da cerimônia de posse da diretora do IMPG, na posição que ocupa hoje, pois durante seus 40 anos de vida profissional junto à UFRJ, pode acompanhar o desenvolvimento do Instituto de Microbiologia, ainda na gestão do professor Paulo de Góes, desse modo, sua presença na cerimônia na posição de decano é para ele, motivo de muito orgulho.

Para o professor Luis Eurico, a única maneira de trabalhar nesses tempos difíceis é fomentar nas unidades do Centro de Ciência da Saúde, o sentimento de coletividade, para ele, esse será o diferencial da gestão e o único meio de obter significativas realizações. Ainda como destaque em seu discurso, o Decano corroborou com o ponto levantado pela Vice-diretora, quanto a necessidade de elaboração de novas estratégias de ensino,

“É preciso mudar a metodologia de ensino, e gostaria de convidar ao IMPG a criar propostas de novas formas de ensino/aprendizagem. Temos que enfrentar esse desafio. Precisamos trazer à Graduação a mesma agilidade de mudanças de métodos que estão presentes na Pós-Graduação”.

O Decano terminou seu discurso desejando sucesso à nova direção e a convidou a compor esforços com a Decania do CCS.

A fala do Vice-reitor, professor Carlos Frederico Leão finalizou a cerimônia e reforçou a importância do compromisso com a excelência na formação e na pesquisa, características da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O professor Carlos Frederico compartilhou a sua visão de economista sobre um ativo intangível que é o conhecimento.

“Na visão de um economista, o conhecimento é um bem e quem o produz não se apropria de todos os benefícios que esse bem gera”.

Essa, segundo o professor Carlos Frederico, é a primeira característica do conhecimento enquanto ativo. A segunda característica é que ao produzi-lo, ele pode ser absorvido por todos, ele é um bem não-concorrente (bem público), e como tal deve ser tratado. Para o Vice-reitor, diante do atual cenário nacional, a resposta da Universidade, a cada exposição midiática que alcançar será a capacidade de reafirmar que a Ciência e Pesquisa são o ativo mais importante de um país.

O Vice-reitor finalizou sua fala desejando sucesso à nova direção e incentivando na academia um pensamento de proximidade com o setor produtivo.

“É necessário levar esse conhecimento para a sociedade, cujo principal condutor é o discente em relação com o mercado, mas podemos alargar essa transmissão na proximidade direta com o setor produtivo”.

Clique AQUI para conferir as fotos da posse.