12 08 microbiologia destaque progdoimpgO mês de julho foi marcado por renovações estruturais na Agência UFRJ de Inovação. Desde o dia 11, conforme a portaria 7045, a direção do setor passou a ficar a cargo da professora Flávia Lima do Carmo. Esta é a primeira vez, desde sua criação, em outubro de 2007, que a Agência passa a contar com um docente da UFRJ em sua direção.

Mestre e doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Flávia é professora adjunta do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes, e membro da Câmara Técnica de Ética em Pesquisa, unidade da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2), onde está envolvida nas discussões relativas à Biodiversidade e Acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional Associado.

Sua trajetória na Universidade também é marcada pelos esforços para a implementação do ponto focal do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT), tanto como professora permanente quanto como coordenadora.

Por sua vez, sua atuação na Agência UFRJ de Inovação teve início em 2014, sendo que já no ano seguinte, assumiu o cargo de coordenadora adjunta do setor. Flávia enfatizou a importância de um ambiente de inovação dentro da universidade que seja efetivamente voltado ao desenvolvimento socioeconômico. Em suas palavras, "é necessário criar um ecossistema de inovação na UFRJ, isto é, um ambiente interligado que favoreça a relação da universidade com os demais atores deste ecossistema com intuito de fomentar o desenvolvimento econômico e social".

Fonte: Por Dentro da Agência UFRJ de Inovação