Coordenação: Claudia Neto Paiva (cnpaiva@iname.com)
Este projeto visa o do ensino de Método Científico, com base na obra de Karl Popper “A lógica da descoberta científica', sobre uma fruta vermelha que os habitantes de uma cidade acreditavam que era capaz de promover saúde. Com a utilização dessa história, os estudantes do ensino fundamental serão conduzidos a entender o contraste entre a crença dos habitantes de uma cidade e a forma pela qual os cientistas testam essa crença; aprenderá como os cientistas coletam, analisam os dados e refutam hipóteses com base no teste experimental; será apresentado a diferença entre o conceito científico de corroboração de uma hipótese e o conceito leigo de “comprovação”; será convidado a construir novas hipóteses e formas de testá-las, e apresentado à forma como a Ciência trabalha: sem nunca saber se chegou à verdade, mas construindo modelos sobre a natureza que permitem construir tecnologia e transformar o mundo para nosso benefício. Durante as atividades também são contadas histórias conhecidas de descoberta científica, como a descoberta da Doença de Chagas por Carlos Chagas e criação das vacinas. Por fim, é contando um pouco sobre quais as técnicas mais utilizadas em laboratório para o teste de nossas hipóteses. Despois desse encontro os alunos são levados para a UFRJ e esses testes são conduzidos nos laboratórios do Instituto de Microbiologia.
Número de vagas: 2
Carga horária: 65