Coordenação: Angela Hampshire (angela.lopes@micro.ufrj.br)
Ao receber um diagnóstico de câncer, as pessoas ficam em estado de choque, tratando a doença como uma condenação. É preciso falar de câncer, desmistificá-lo, falar da resposta das células de defesa, com adoção de medidas proativas e como o estado psíquico altera a doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, até o ano de 2019 teremos 1,2 milhão de novos casos no Brasil. Precisamos falar de câncer com as crianças, inclusive, tentando compreender as diversas facetas da doença, para podermos ensinar às crianças os mecanismos básicos da doença e como nosso organismos reage à ela. O presente projeto se propõe a explicar para as crianças, de forma simples e lúdica, o funcionamento dos diversos atores da doença e da defesa contra a mesma, ou seja, os diversos tipos celulares envolvidos. Além disso, falaremos de prevenção e tratamentos. Para tanto, objetivamos fazer oficinas de leitura de histórias, apresentação de vídeos e material didático para crianças que estejam passando pelo tratamento oncológico e mesmo crianças que não estejam nessa condição, para estabelecer a consciência do universo celular. Através deste material, ensinaremos como funciona o sistema imune inato e adaptativo e como as emoções influenciam a resposta imune. Ao adquirir essa consciência, os pacientes podem enfrentar a doença com mais força e otimismo. O Projeto será realizado em três etapas: aulas teóricas, que darão a base sobre o tema, para os alunos de graduação; criação do material didático e aplicação prática com as crianças.
Número de vagas: 30
Carga horária: 60h