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Coordenação: Claudia Neto Paiva (cnpaiva@iname.com)

Esse projeto surgiu de nosso contato com os professores de escolas públicas municipais que participaram do projeto 'Cientista na Escola, Aluno no Laboratório'. Os professores de Ciências das escolas municipais do Rio de Janeiro possuem uma formação pouco profunda em Fisiologia Humana e eventualmente falham em elucidar dúvidas sobre o funcionamento do corpo de seus alunos. Para sanar essa deficiência, realizaremos a Oficina de Fisiologia Humana, em que professores da UFRJ debaterão com os professores temas levantados por eles, e eventualmente, ministrarão aulas expositivas sobre esses temas. Nossa equipe é composta por 6 professores da área de Fisiologia: um professor titular (Marcelo T. Bozza), dois professores associados (Claudia N. Paiva e Emiliano H. Medei), dois professores adjuntos (Heitor Affonso Paula Neto e Hilton Matta dos Santos) e um professor substituto (Camila Victoria Oliveira de Souza). Os professores são doutores na área de Fisiologia, e três deles são também médicos (MTB, EHM e HAPN). Este projeto já conta com a adesão de 2 escolas, a Escola Municipal Tenente Antônio João e a Escola Municipal Menezes Cortes, em um total de cerca de 60 professores de Ciências. A equipe se reunirá para produzir um material básico a ser utilizado nas oficinas, constando de aulas básicas sobre temas Fisiologia e algumas questões importantes que suscitam dúvidas, nos moldes do livro 'Segredos em Fisiologia' (Ed Artmed). Realizaremos essas reuniões em cada escola, em dia a combinar.

Número de vagas: 1

Carga horária: 80 h

Coordenação: Claudia Neto Paiva (cnpaiva@iname.com)

Este projeto visa o do ensino de Método Científico, com base na obra de Karl Popper “A lógica da descoberta científica', sobre uma fruta vermelha que os habitantes de uma cidade acreditavam que era capaz de promover saúde. Com a utilização dessa história, os estudantes do ensino fundamental serão conduzidos a entender o contraste entre a crença dos habitantes de uma cidade e a forma pela qual os cientistas testam essa crença; aprenderá como os cientistas coletam, analisam os dados e refutam hipóteses com base no teste experimental; será apresentado a diferença entre o conceito científico de corroboração de uma hipótese e o conceito leigo de “comprovação”; será convidado a construir novas hipóteses e formas de testá-las, e apresentado à forma como a Ciência trabalha: sem nunca saber se chegou à verdade, mas construindo modelos sobre a natureza que permitem construir tecnologia e transformar o mundo para nosso benefício. Durante as atividades também são contadas histórias conhecidas de descoberta científica, como a descoberta da Doença de Chagas por Carlos Chagas e criação das vacinas. Por fim, é contando um pouco sobre quais as técnicas mais utilizadas em laboratório para o teste de nossas hipóteses. Despois desse encontro os alunos são levados para a UFRJ e esses testes são conduzidos nos laboratórios do Instituto de Microbiologia.

Número de vagas: 2

Carga horária: 65

Coordenação: Agnes Marie Sa Figueiredo (agnes@micro.ufrj.br)

Atualmente, o aprendizado das ciências no ensino fundamental vem sendo dificultado por uma série de fatores, como a falta de atividades interdisciplinares e interativas. Para suprir essa carência, criamos o evento anual “Hoje nossa Escola é a Universidade”. O evento consiste na transferência física de alunos do quarto e/ou quinto ano de uma escola pública, baseada no Grande Rio, para o Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, da UFRJ. Durante todo um dia, os alunos participam de uma série de atividades que giram em torno dos micróbios. Nesse dia, os alunos aprendem ciência a partir do conhecimento cotidiano, abordando os principais temas da microbiologia.

Número de vagas: 30

Carga horária: 30

  • sbctacnpqfaperjcapespetrobrassbm
  • rede de tecnologiafinep 2agencia de inovacaosebraeembrapanpi
  • projeto coralperiodicosCurta Logo Print 2cienciacommicrobios
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