Coordenação: Angela Hampshire (angela.lopes@micro.ufrj.br)
Ao receber um diagnóstico de câncer, as pessoas ficam em estado de choque, tratando a doença como uma condenação. É preciso falar de câncer, desmistificá-lo, falar da resposta das células de defesa, com adoção de medidas proativas e como o estado psíquico altera a doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, até o ano de 2019 teremos 1,2 milhão de novos casos no Brasil. Precisamos falar de câncer com as crianças, inclusive, tentando compreender as diversas facetas da doença, para podermos ensinar às crianças os mecanismos básicos da doença e como nosso organismos reage à ela. O presente projeto se propõe a explicar para as crianças, de forma simples e lúdica, o funcionamento dos diversos atores da doença e da defesa contra a mesma, ou seja, os diversos tipos celulares envolvidos. Além disso, falaremos de prevenção e tratamentos. Para tanto, objetivamos fazer oficinas de leitura de histórias, apresentação de vídeos e material didático para crianças que estejam passando pelo tratamento oncológico e mesmo crianças que não estejam nessa condição, para estabelecer a consciência do universo celular. Através deste material, ensinaremos como funciona o sistema imune inato e adaptativo e como as emoções influenciam a resposta imune. Ao adquirir essa consciência, os pacientes podem enfrentar a doença com mais força e otimismo. O Projeto será realizado em três etapas: aulas teóricas, que darão a base sobre o tema, para os alunos de graduação; criação do material didático e aplicação prática com as crianças.
Número de vagas: 30
Carga horária: 60h
Coordenação: Pedro Paulo Xavier Elsas (pxelsas@yahoo.com.br)
Este curso é uma Oficina de Redação Científica, cujo objetivo é oferecer formação e treinamento prático na redação de textos científicos (resumos, artigos, projetos, pareceres, monografias, dissertações e teses) a graduandos, pós-graduandos e profissionais das áreas de Saúde e/ou Comunicação/Jornalismo externos e internos à UFRJ, que tenham interesse em aplicar esses conhecimentos futuramente nas suas formações profissionais, ou na geração de trabalhos de divulgação, junto à sociedade, dos avanços e problemas recentes na pesquisa em Ciências da Saúde. A ênfase no ensino é na elaboração de textos de qualidade (especialmente quanto à clareza, abrangência pertinência, objetividade, fundamentação correta, estrutura lógica, coerência do estilo, respeito à ética e ao público). O aluno, para poder aproveitar a formação e o treinamento oferecidos, deve ter formação suficiente para redigir textos em língua portuguesa, amparados por referências acessíveis a um público internacional (em língua inglesa). O curso oferecerá 16h de formação teórica, seguida de período de 30 dias de elaboração de trabalho de conclusão, durante o qual cada participante terá direito a mais 4h de orientação à distância via Skype ou Whatsapp. Os trabalhos aprovados darão direito ao certificado de conclusão e serão disponibilizados amplamente no site do IMPG-UFRJ, com recursos para feedback da comunidade.
Vagas para Estudantes na Equipe de Realização: 5
Carga horária: 20h
Coordenação: Dennys Monteiro Girão (giraodm@micro.ufrj.br)
O curso visa dar suporte aos graduandos ou graduados que buscam inserção em estágios de treinamento (IC, TCC, etc) em atividade laboratorial (área biomédica e afins) ou que nelas já atue, apresentando de forma estruturada um conteúdo mínimo de 'condutas laboratoriais' que permitam o desenvolvimento de um trabalho com qualidade técnica e segurança para o operador, a comunidade e o meio ambiente. Neste sentido oferece um conteúdo de nivelamento técnico das principais atividades laboratoriais: planejamento e execução; conceitos de documentação científica e preparação de POP's; organização e noções básicas de infraestrutura laboratorial; normas de biossegurança; uso adequado e racional dos equipamentos laboratoriais básicos; cuidados no armazenamento, manipulação e descarte de produtos químicos; preparação de soluções e meios de cultura.
Número de vagas: 5
Carga horária: 25h