noticia agrotoxicoTitulares: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Inventores: Andrew Macrae Antonio Jorge Ribeiro da Silva Ida Carolina Neves Direito Leda Cristina Santana Mendonça Ricardo Machado Kuster
CARTA PATENTE Nº PI 0902939-7

A utilização de agrotóxicos pelos produtores brasileiros sempre foi um assunto polêmico e uma inspiração para os pesquisadores na busca de biopesticidas e/ou métodos de controle ambiental contra o uso abusivo de agrotóxicos.

O Dossiê, publicado em 2015 pela Abrasco, FIOCRUZ e outros órgãos de pesquisa, aponta que agrotóxicos já contaminam o solo, a água e até mesmo o leite materno (Fonte: APREAA – Associação Paranaense dos Expostos ao Amianto). A partir desse mesmo documento, foi constatado que no Brasil se consome o equivalente a 7,3 litros de agrotóxicos por pessoa todo ano.

Diante desse cenário, um grupo de professores da UFRJ, desenvolveu um método que permite detectar e mensurar a concentração de agrotóxicos contaminantes em amostras ambientais. O grupo não só desenvolveu o método como também os instrumentos de aferição/análise que deram origem ao KIT para monitoramento e/ou detecção de agrotóxicos contaminantes no ambiente.

A vantagem do KIT em relação aos antigos protocolos já existentes é que ele não utiliza grande quantidade de substâncias tóxicas, além de fechar a análise em menor tempo.

Por apresentar uma característica inventiva, referente a nova metodologia de aferição e análise da concentração de agrotóxico no ambiente, a Agência de Inovação da UFRJ requereu a proteção intelectual junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A carta patente foi expedida em 2018.