escolaO Projeto Hoje a Nossa Escola é a Universidade iniciou suas atividades em 2009, com a ideia da professora Agnes Marie Figueiredo de proporcionar às crianças de Escolas Municipais a experiência de participação em uma grande Feira de Ciências interativa, através da apresentação das atividades realizadas nos laboratórios do Instituto, por seu corpo docente, discente e técnico.

Professora Agnes pontua que o projeto, a partir das novas edições, foi ganhando contornos cada vez mais alargados, pois retirava o corpo social do Instituto de sua rotina cotidiana em prol de sua participação nas atividades oferecidas no projeto. O que ampliou em muito o número de voluntários envolvidos.

Para os docentes em particular, o projeto respondeu à necessidade de ter em seus currículos a oferta de atividades em extensão.

A coordenadora executiva do projeto, Cleide Xavier, que acompanha o projeto desde seu início conta que o processo de envolvimento do corpo social do Instituto nas atividades do projeto vem criando uma ambiência de sinergia muito positiva e que o mais gratificante é poder contribuir com a formação das crianças, além de despertar nelas a curiosidade científica.

As crianças participam de ciclo de conversas, peça de teatro, leitura e jogos científicos, na parte da manhã. Após o almoço elas fazem uma visita guiada aos laboratórios e participam de diversas oficinas elaboradas pelos professores e estudantes.

Nessa edição, o projeto recebeu as crianças do CIEP João do Rio, do Bairro de Guadalupe.

Depoimentos:

“Sem dúvida este é um evento do qual todo o IMPG se orgulha! Parabéns à profa. Agnes, sua idealizadora, e a todos os que participaram de mais um Hoje Nossa Escola é a Universidade!!”
Profa. Maria Bellio

“Com a realização das atividades do projeto " Hoje nossa Escola é a Universidade" estão de parabéns o IMPPG, na figura de sua direção, pelo apoio dado ao projeto, a Agnes pela elaboração e promoção do mesmo e por ter conseguido, com seu entusiasmo, agregar o corpo social do Instituto, atraindo docentes, alunos e funcionários que, sem economizar esforços, colaboraram com muita responsabilidade, cada qual com os seus dons, imbuídos do sentimento de orgulho em levar às crianças, uma amostra motivacional da Microbiologia, dando um exemplo de como a união rende bons frutos e mostrando que a Universidade está consciente do seu papel na sociedade e na construção dos cidadãos do futuro”.

A equipe do Fuzuê da Dengue, formada por Maulori, Marisa, Marleide e eu, sente-se feliz em contribuir para o sucesso do evento.
Abraço a todos,
Isabel