Por Sidcley Lyra e Andréa Pestana
A XXIV Semana de Microbiologia e Imunologia aconteceu no período de 15 a 19 de outubro de 2018. O evento, uma tradição do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG), idealizado e organizado por seu corpo discente, tem sua edição anual desde 1995.
Como em todos os anos, os corredores do Instituto foram tomados por grupos de estudantes correndo de uma sala a outra para não perderem as palestras, mesas redondas e minicursos que caracterizaram a dinâmica do evento.
Temas atuais e relevantes da Microbiologia e da Imunologia foram contemplados na programação do evento, abrangendo assim as áreas: Microbiologia Médica, Microbiologia Geral, Virologia e Imunologia.
Neste ano, a XXIV Semana de Microbiologia e Imunologia contou com 15 palestras dos mais variados temas, dentre eles, bioterrorismo, imunologia tumoral, viroses emergentes, controle biológico de pragas e outros.
Foto: Sidcley Lyra/A Ciência Explica
Para a abertura do evento, Dr. Akira Homma, ex-presidente da Fiocruz, conversou sobre as “Inovações no campo das vacinas bacterianas, virais e fúngicas”.
Além das palestras, três minicursos foram oferecidos durante a XXIV Semana de Microbiologia e Imunologia, com assuntos de caráter multidisciplinar: Comunicação e Divulgação Científica, ministrado pela equipe do DivulgaMicro; Técnicas de Diagnóstico da Resistência aos Antimicrobianos, ministrado pela professora Raquel Boneli do IMPG/UFRJ; e o Minicurso de Vacinas, ministrado pelo professor Herbert Leonel do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ. O intuito foi promover cursos com abordagens variadas para alunos de Iniciação Científica de diferentes áreas.
Foto: Sidcley Lyra/A Ciência Explica
Nesta edição, a equipe de alunos organizadores da XXIV Semana de Microbiologia e Imunologia tomou a iniciativa de promover um curso destinado a professores, com a finalidade de tratar temas que se destacam atualmente no campo de Microbiologia e Imunologia. O Curso ofereceu aulas teóricas ministradas por professores da UFRJ e demonstrações de aulas práticas para fins de enriquecimento pedagógico.
A cerimônia de fechamento da XXIV Semana foi no dia 19 no auditório do bloco N do Centro de Ciências da Saúde. A edição de 2018 trouxe uma ambiência diferenciada, onde memória e diversidade foram valorizadas como importantes elementos de estruturação do corpo social do Instituto.
A XXIV Semana de Microbiologia apresentou ineditismo ao valorizar o fator humano, por meio da instituição do Prêmio Armando Alves Borges e destacar a importância da Memória como lócus privilegiado da construção do sentimento de pertencimento.
A abertura da cerimônia de fechamento contou com a apresentação do vídeo sobre o centenário de Paulo de Góes, uma homenagem ao fundador do Instituto, que leva o seu nome.
Ao assistir ao vídeo, o público pode refletir sobre o lugar de origem da microbiologia no Brasil, e ter a percepção do avanço da área, e dos desafios que se colocam em diferentes áreas como, alimentação, fármacos, bioprocessos, dentre outros, e cujas soluções perpassam pela área da microbiologia/biotecnologia/inovação.
A nova geração de microbiologistas celebra as importantes contribuições do professor Paulo de Góes, que orientaram e consolidaram o campo de conhecimento em microbiologia no cenário acadêmico da maior universidade pública do país.
Como novidade da XXIV edição, a equipe organizadora instituiu o Prêmio: Armando Alves Borges Neto. Iniciativa que destaca o histórico de vida dos estudantes e seus desafios para manterem-se na universidade, particularmente, no curso de microbiologia da UFRJ.
Coube ao professor Sergio Fracalanzza, amigo inseparável do professor Armando, homenagear o amigo por meio de um breve resumo de sua vida acadêmica, do seu modo de interação com os estudantes e com todo o corpo social do Instituto. Emocionado, professor Fracalanzza não conseguiu colocar limites entre o que caracterizava a sua vida particular e sua atuação no Instituto, posto que o amigo sentia-se totalmente em casa no ambiente de trabalho.
Destacou a contribuição do professor Armando para o curso de bacharelado de 1993 e 1994, período em que ficou responsável pelo processo que resultou no reconhecimento do curso com nota máxima em 1994. Terminou a homenagem ao amigo citando nomes de grande importância para a Microbiologia, como, Dna. Maria Rondón, bibliotecária do IMPG, Dilma Cayres, que a substituiu e que acaba de se aposentar. Pediu aos presentes à Cerimônia de Encerramento uma salva de palmas a todos os colaboradores homenageados e presenteou a todos com uma bela crônica sobre a amizade. Foi um momento de emoção, reconhecimento e pertencimento experimentado por todos os presentes.
Os vencedores do Prêmio Armando Alves Borges, que ressalta, sobretudo, a humanidade:
1º. Juliana Camile de Souza
2º. Julia Cristina Paiva Bruno
3º. Ande Luis Amorim
4º. Thiago Freitas
5º. Vitória Fernanda de Rosário
Os organizadores manifestaram grande satisfação pela implantação do prêmio e disseram que a ideia foi imediatamente abraçada por todos os componentes da comissão organizadora da XXIV Semana.
A premiação Padrón-Lins de Microscopia: homenagem póstuma aos professores Thaís Cristina Baeta Soares Souto-padrón e Ulysses Garcia Casado Lins apresentou trabalhos de imagens importantes para ilustrar os estudos nas dimensões micro e nano.
Hoje a UniMicro, Unidade de Microscopia Multiusuário do IMPG recebe estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes unidades da UFRJ,e externas à universidade, para realização de preparos e observação de amostras por microscopia. Além do atendimento aos usuários, duas disciplinas de graduação e outras duas de pós-graduação são oferecidas na UniMicro.
Participaram da comissão avaliadora do Prêmio Padrón-Lins os técnicos do CENABIO: Raquel Rachid, Vânia Vieira, Fernando Almeida, Adélia Belém e Daniel Gonsçalves.
O vencedor do Prêmio Padrón-Lins, na categoria “Microscopia Ótica” e “Microscopia Eletrônica” foi o aluno Igor Nunes Taveira integrante da equipe do laboratório de Biologia Celular e Magnototaxia.
Os estudantes que apresentaram pôsteres durante a XXIV Semana de Microbiologia receberam um certificado de Menção Honrosa e um Prêmio:
Na categoria Microbiologia Geral receberam certificados: Carolina Freire, Sara Medeiros Silveira, Lucas Barros Magalhães, Michael Leon, Rodrigo Reis Moura e Juliana Guimarães Ferreira. O Prêmio foi entregue ao aluno Igor Nunes Taveira. Na área de Microbiologia Médica, as certificações foram entregues aos alunos: Bruna Marques de Souza, Matheus de Assis e Juliana Camile. A aluna premiada foi Isadora Barcelos. Na Virologia, a certificação de Menção Honrosa foi entregue ao aluno João Vitor C de Deus e a premiação foi para Bruno Braz Bezerra. Na Imunologia a certificação de Menção Honrosa foi entregue às alunas, Vitória de Souza Chaves, Paloma Dias Vasconcelos, Letícia M. Ferreira e Karoline de Souza Montenegro que além da certificação recebeu o prêmio da categoria.