11 05 Microbiologia Destaque

Hoje estamos celebrando uma grande conquista para o Programa de Pós-graduação em Ciências (Microbiologia), do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes! Acaba de ser publicado, na conceituadíssima revista Cell, o artigo Structural and proteomic characterization of the initiation of giant virus infection, que contou com a participação da Professora Juliana Cortines, docente permanente do programa, como uma das autoras correspondentes. Os vírus gigantes têm sido descobertos em locais mais misteriosos (inexplorados) do mundo, como por exemplo, sob as camadas de gelo da Antártica, Rio Amazonas, oceanos profundos, etc. Porém, pouco conhecemos ainda sobre tais vírus. O trabalho, realizado em uma colaboração multicêntrica (Dr. Jônatas Abrahão, Universidade Federal de Minas Gerais; Dra. Juliana Cortines, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dr. Jason Schrad e Dra. Kristin Parent, Michigan State University), esclarece, pela primeira vez na literatura científica, como os vírus gigantes iniciam e estabelecem o ciclo infeccioso em amebas. Para elucidar esse processo, os pesquisadores lançaram mão de diversas técnicas de microscopia (crio-eletromicroscopia, crio-eletrotomografia e microscopia eletrônica de transmissão) e espectrometria de massas. Através dessas estratégias foi possível isolar quatro intermediários estruturais dos capsídeos virais. Essas espécies de vírus apresentam um mecanismo único para infectar o hospedeiro, e este mecanismo exclusivo é conhecido como stargate, que envolve, mais precisamente, a região no capsídeo viral que libera os fatores iniciadores de infecção e, posteriormente, o genoma viral. Tais pesquisadores descobriram alguns sinais ambientais (baixo Ph, alta temperatura e elevada concentração de sais) que levam à abertura do stargate e mais, observaram que cada condição induzia um estágio diferente do processo. Ao simularem condições que o vírus poderia encontrar durante o processo infeccioso demonstraram o momento da abertura do stargate. Assim, através das poderosas ferramentas utilizadas, os autores , além de estudar o vírus e a estrutura de suas proteínas, em nível atômico, eles ainda capturaram o vírus em ação.

É a ciência brasileira fazendo parte de grandes descobertas!

O estudo Structural and Proteomic Characterization of the Initiation of Giant Virus Infections, foi publicado na revista científica Cell em 08 de março de 2020. Para ler o artigo, clique AQUI