04 05 Microbiologia Destaque

O Instituto de Microbiologia Paulo de Góes convida todos para participar da Live “Profissão: Microbiologista” com seus ex-alunos e convidados. Nosso primeiro encontro será no dia 06 de maio, quarta-feira, às 18h, e o bate-papo será com Andreia Oliveira (iBench) e Anderson Fragoso (Luminase). Vamos conversar sobre o desafio de empreender.

Tem vontade de desenvolver uma ideia e criar sua empresa? Participe e escute histórias de quem já teve essa experiência

A live será transmitida pelo novo canal do IMPG no YouTube, o "Fala MicroImuno”, e aproveite passa se inscrever no canal!

Clique AQUI para acessar o link da transmissão.

GT de Ensino à distância do IMPG:

• Ana Mazotto
  • Anderson Guimarãe
  • Caio Rachid
  • Juliana Cortines
  • Juliana Echevarria
  • Leandro Lobo
  • Marco Miguel
  • Tatiana Domitrovich

Nossos convidados:

Andreia Oliveira

A Andreia é CEO da iBench, mãe de duas crianças lindas e cientista há 14 anos, com foco na biologia do câncer. Cursou Biomedicina - UFRJ. A paixão pela ciência tomou forma pela bioquímica da UFRJ, onde fez mestrado, doutorado e pós doutorado, e foi fortificada por instituições como INCA. Passou uma temporada na Saint Louis University nos Estados Unidos, onde percebeu o modo de fazer ciência mais ágil e eficiente. A diferença na facilidade em fazer ciência nos EUA foi a centelha da iBench. Motivada pelo desejo de tornar os bastidores da ciência mais eficientes, reduzindo suas burocracias e modernizando seus processos, Andreia abraçou o mundo empreendedor e criou a iBench, juntamente com sua sócia Débora Moretti. Passou uma temporada em uma grande indústria farmacêutica conhecendo o mundo corporativo. Hoje, está 100% dedicada e faz de tudo um pouco dentro da empresa, mas gosta muito de cuidar dos relacionamentos dentro da empresa, conversando com todos os clientes e pessoas ligadas a iBench.
A 'startup' iBench foi criada para desenvolver soluções digitais para trazer eficiência e agilidade ao mundo da ciência, digitalizando todos os processos de gestão dos laboratórios, desde a escrita do protocolo até a prestação de contas. A primeira solução desenvolvida foi o “iBenchMarket”. A plataforma já ajudou dezenas de pesquisadores a tornarem seu processo de compras mais eficiente, conectando os melhores fornecedores à demanda dos laboratórios.

Anderson Fragoso

Cientista empreendedor. Na universidade é visto como empreendedor e no mercado como cientista. Atua na ponte para transpor o vale entre universidade e mercado. Fundador e CEO da startup Luminase e agente de inovação da Biominas Brasil, onde é Consultor de aceleração do Programa INOVALABS FIOCRUZ, uma iniciativa da Fiocruz e Ministério da Saúde. Trata-se de uma iniciativa pioneira no contexto de inovação para a saúde pública, onde o objetivo é capacitar pesquisadores da instituição em inovação e empreendedorismo, por meio de um programa de pré-aceleração. A Startup Luminase nasceu dentro do Laboratório de Biotecnologia Microbiana (LaBiM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como spin off de projetos de P,D&I e atua no reaproveitamento resíduos agroindustriais para produção de biomoléculas com aplicações em diferentes setores da industria.

Anderson é Microbiologista e PhD em Biotecnologia pela UFRJ e possui MBA em Empreendedorismo e Gestão pela FGV.