No último sábado do mês de novembro (30), alunos do Instituto de Microbiologia e o professor Marco Miguel do departamento de Microbiologia Médica participaram de um mutirão para a limpeza da praia. Em apenas alguns minutos, retiraram uma importante quantidade de lixo trazido pelo mar. O lixo foi classificado como doméstico em sua maioria, embora os voluntários tivessem encontrado ossos humanos.

O Instituto de Microbiologia fez análise da água da Praia da Ponta de Areia e constatou que o local, se bem cuidado, teria condições de ser frequentado para banhos de mar.

“Essencialmente a origem é residencial e de rua. A maré trouxe. A gente também deve pensar na responsabilidade das empresas e cobrar a reciclagem seletiva. Tem que ter outra destinação, não ir para aterro”, disse Marco Miguel, biólogo e professor Paulo Góes.

A repórter Susana Naspoline (RJ1) fez uma matéria para o G1 sobre a situação das praias, clique AQUI para conferir.