2016microbiosangra

O projeto “Ciências com Micróbios” a microbiologia na divulgação científica, coordenado pela professora Alane Beatriz Vermelho integra crianças a boas práticas cotidianas em higiene, saúde e sociedade. São ações que destacam a influência dos microrganismos no desenvolvimento industrial e a importância da preservação do meio ambiente para as futuras gerações, o projeto circula em escolas do ensino fundamental no Rio de Janeiro. Uma equipe composta por bolsistas e alunos das áreas de Microbiologia, Bela Artes e Biblioteconomia têm criado apresentações nas quais interagem ciência, ensino e lazer.

Amanda Lopes, Jonas Nobrega Marques, Sarah Costa Rangel, Kamila Nunes, além das bibliotecárias Ana Paula Alves Teixeira e Dilma Santana Cayres colaboram e projetam atividades que envolvem explanações e apresentação dos livros da Coleção Microfamília. Os universitários indicam a presença de seres invisíveis no cotidiano da sociedade através da exposição de imagens microbianas e experiências científicas por meio de observação microscópica. Vídeos, quiz e jogos artesanais, produzidos pelos alunos da disciplina de extensão da graduação do Instituto de Microbiologia, são os recursos adicionais que dinamizam as informações dessa Ciência.

Ao longo de quatro anos, a equipe tem levado às crianças do ensino fundamental das escolas da Rede Pública informações sobre o mundo dos microrganismos. Em 2016 a equipe aceitou o desafio de realizar a visita a uma escola pública do Município de Angra dos Reis. As apresentações foram preparadas para turmas do 4º e 5º ano. Foi uma oportunidade das crianças conhecerem os instrumentos ópticos, tal como vivenciarem o preparo das lâminas e sua observação microscópica.
Incluímos ainda uma visita escola da rede particular do município do Rio de Janeiro. A biblioteca da escola foi ambientada para receber alunos do 5º ano que animados com a novidade participaram de um circuito que incluía: apresentação dos personagens contextualizando-os a situações do cotidiano no qual participam os microrganismos, jogo da memória e grupo de leitura da coleção Microfamília da autora Alane Beatriz Vermelho: “Euglena, a alga ecológica”, “Dudu e a tagarela Bac”, “Dudu e o professor Aspergilo”. Corroboraram a existência de microrganismos com a observação microscópica.

O grupo de bolsistas e estudantes da graduação pôde trocar experiências com diferentes realidades e perceber a diversidade do ensino das escolas do Rio de Janeiro, o que ressaltou a necessidade permanente de adaptação de ações, nas quais a missão é evidenciar a existência e função dos microrganismos no cotidiano de forma elucidativa.